A história repete-se, ele era um grande técnico, com capacidade e conhecimentos, elogiado pelos clientes e todos lhe diziam:

-Porque é que não abre a sua própria empresa? E ele, sempre com o bichinho do negócio, aspirando a uma melhor vida e principalmente à verdadeira auto-realização, lançou-se no mercado e criou a sua empresa.

No início, enquanto era apenas ele, as coisas corriam bem mas com o crescimento do negócio, ele teve de contratar mais técnicos e administrativos. Aí tinha de ser gestor, e as suas habilidades de gestor não eram tao boas com as de técnico e o negócio começou a complicar-se. Os clientes já não se sentiam tão satisfeitos, o controlo das contas da empresa e do pessoal era defeituoso, o tempo para vender já não existia, muito menos o tempo para fazer o trabalho técnico que tanto gostava. Cada vez trabalhava mais e cada vez tinham menos tempo para a empresa, para a sua família e para si, a vida tornou-se um pesadelo! A empresa, uma dor de cabeça! A motivação desvanecia-se! E o gosto pelo trabalho transformou-se em obrigação!

Esta é a história de muitos e se calhar a sua! O técnico pode ser bom, mas para ser um bom gestor tem de programar muito bem os passos que vai dar e recorrer a ajuda para faze-lo e mais tarde organizar-se para ser um verdadeiro empreendedor. Também este salto é difícil, mas consegue-se! Eu vou dar lhe umas luzes de como faze-lo!

A transição do Técnico para o Gestor

Ser um grande técnico não significa ser um bom gestor, é preciso conhecimento e trabalho.

Aqui vão as dicas:

  1. Se é bom técnico e os clientes estão satisfeitos com o seu trabalho é esse tipo de trabalho que deverá ser feito pelos técnicos que vai contratar. No fundo é a sua filosofia de trabalho que deve ser passada para os outros e torna-se a filosofia de trabalho da empresa! Isto da filosofia é um chavão, temos de traduzir isto deforma a se poder aplicar.
  1. O registo dos procedimentos e do saber fazer. Ora aqui está a forma de se passar da filosofia à prática.

-O registo dos procedimentos e do saber fazer. Ora aqui está a forma de se passar da filosofia à prática.

-Registar os procedimentos de forma como se faz e de forma que o trabalho fique bem feito.

-Lista de todas as tarefas que faz, enquanto técnico e começa por escolher as que vai delegar inicialmente e as que vai delegar posteriormente (as mais importantes).

-As menos importantes dão para treinar. Escreva ou filme (sim, o manual poder ser interactivo, até é mais fácil), dê ao seu colaborador para quer ou ver e se ele tiver duvidas então é porque precisa de ser melhorado. Corrija o que tem de ser corrigido e dê ao seu colaborador para ler. Ela já percebeu tudo? Então peça para ele fazer com a sua ajuda, corrija o que for necessário e dê-lhe mais tarefas para ele completar.

-Faça a auditoria para ver se o seu colaborador está a fazer bem. Fez bem? Passe à tarefa seguinte e crie o procedimento. Está a dar formação, a passar a sua filosofia de trabalho e ao mesmo tempo a criar o manual de procedimentos e regras da sua empresa.

-Confirme até estarem todos os procedimentos concluídos. À medida que for passando as mais difíceis o seu colaborador vai se treinando e ficando habilitado a fazer tudo o que faz e da melhor maneira.

-No próximo colaborador faça o mesmo. Quando achar que algum colaborador está capacitado em formar outro, dê-lhe essa tarefa mas depois audite quem ele formar, porque se não estiver bem alguma coisa falhou e tem de se corrigir

  1. No que respeita aos procedimentos administrativos, o meu concelho é que não perca tempo com isso e peça ajuda a alguém que chegue, analise e implemente consigo, alguém que já tem experiencia para o efeito. O mesmo se aplica ao Marketing e a outras áreas, à medida que vai precisando. Não queremos inventar a roda, queremos é que ela seja implementada rápidamente.

Nesta fase os seus colaboradores já assimilaram a forma de trabalhar na sua empresa, a sua filosofia de trabalho, agora há que controlar. Isto é um processo que eu chamo de Follow Up, aliás acho que hoje em dia nada se faz sem Follow Up. Nada funciona se não andarmos em cima dos assuntos, portanto um bom sistema de Follow Up, até pode ser em Excel, é muito importante.

A ORGANIZAÇÃO NO TRABALHO, A FILOSOFIA DE COMO SE TRABALHA E COMO QUEREMOS SER LEMBRADOS PELOS NOSSOS CLIENTES, REQUER QUE NOS DEBRUCEMOS SOBRE O ASSUNTO E A DEVIDA AUTO-DISCIPLINA. SENTIRMOS QUE O TRABALHO FLUI NATURALMENTE E QUE CONSEGUIMOS INCLUSIVÉ AUSENTAR-NOS E A EMPRESA CONTINUA O SEU RUMO, NÃO SÓ PERMITE-NOS TER UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA MAS TAMBÉM ESTAR ATENTO À EVOLUÇÃO, AO QUE SE ESTÁ A PASSAR NO MUNDO E COMO DEVEMOS DIRIGIR O NOSSO BARCO PARA APROVEITAR OS NEGÓCIOS.

Esta é a primeira fase que tem de ser posta em prática e para que possa gerir a sua empresa com maior facilidade. Se conseguir, tornar-se-á um grande gestor e depois, à medida que vai crescendo tem de tomar as devidas precauções e usar as ferramentas que o permitirão ser um grande empresário!

Esta é outra guerra e mais tarde publicarei um artigo com esta temática.

Espero ter contribuído para o seu enriquecimento e se precisar de mais alguma ajuda contacte-me.